quinta-feira, 20 de agosto de 2009

RELIGIÃO E CIÊNCIA


LIVRO


A OBRA DO ARTISTA - Uma visão holística do Universo - Nesta obra, o tapete cósmico é tecido com rigor científico e colorido com os tons epifânicos das grandes tradições espirituais. Frei Betto, apresenta-nos a existência de Deus que é intrínseco à natureza humana, não um deus rigoroso, justiceiro ou autoritário como as religiões costumam nos oferecer, mas sim um Deus que se revela em todas as coisas, em todo o cosmo pela perfeição e harmonia de suas leis e pelos sentimentos mais grandiosos do ser humano, afinal somos todos poeira de estrelas...luz nas trevas, amor transmutado em moléculas, energia cósmica nas mãos do "Artista", enfim, somos o todo – UNO.



SOBRE O AUTOR


Frei Betto, eleito Intelectual do Ano (1986) pela União Brasileira de Escritores, publicou obras que abrangem diferentes gêneros: na ficção, Hotel Brasil e Entre todos os homens; na literatura infanto-juvenil, Uala, o amor; na ficção juvenil, Alucinado som de tuba e O vencedor; no ensaio, A obra do artista: uma visão holística do universo e Sinfonia universal: a cosmovisão de Teilhard de Chardin; em memórias, Batismo de sangue, obra que mereceu o prêmio Jabuti (1985), e Alfabetto: autobiografia escolar. Muitas de seus livros mereceram tradução no exterior. “Treze Contos Diabólicos e um Angélico” saiu na editora Planeta em março de 2005.



Militante de movimentos pastorais e sociais, Frei Betto ocupou a função de assessor especial do Presidente da República Lula e também foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Colabora com vários jornais e revistas.


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CULTURA VISUAL

FILME

França, Paris - Para aquele que está acostumado com a figura de um professor que tudo sabe e não diz nada inconveniente, "Entre os Muros da Escola" pode ser um tanto desconcertante nesse sentido. O professor francês, François Marin, ama sua profissão e é muito aplicado a sua turma de 7ª série. A classe é etnicamente variada, microcosmo da França contemporânea, com alunos advindos de diversos bairros em conflito. Isso posto, acende-se então um desafio e também um estímulo para uma troca de experiências enriquecedora e contínua. Ainda que briguem entre si, os alunos são unidos quando se trata de proteger os amigos em maus lençóis. Uma cena emblemática chamou-me a atenção em especial: alguns adolescentes aproveitam-se da infeliz colocação do professor (François) em relação ao comportamento de duas alunas para daí criarem uma situação que foge do controle culminando em um inquietante ato de violência.

Os meninos são muito falantes durante a aula. François não se importa, ele almeja que os jovens participem, exponham e fundamentem suas opiniões tendo a chance de se educarem. A conversa flui sobre assuntos diversos. Aprender a resolver os conflitos com respeito é notadamente educativo, tanto para estudantes como para o professor.
.
O filme foi inspirado no livro de François Bégaudeau e suas experiências em classe. O autor interpreta François Marin e os alunos são atores sem experiência prévia. A direção segura de Laurent Cantet extrai um desempenho natural de todos. "Entre os Muros da Escola" recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes por unanimidade.

Diretor: Laurent Cantet
Roteiro: François Bégaudeau, Laurent Cantet, Robin Campillo, baseado no livro de François Bégaudeau
Fotografia: Pierre Milon Elenco: François Bégaudeau, Boubacar Toure, Esmeralda Ouertane, Francq Keïta
.
.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MÚSICA:

BANDA


Banda The Mars Volta

The Mars Volta é uma banda de rock progressivo com vasto experimentalismo, e com influências de jazz fusion, rock psicodélico, punk rock e música latina. Fundada em 2001 por Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez, eles são conhecidos pelos seus shows enérgicos e vigorosos, com grande improvisação ao vivo, e também pelos seus álbuns conceituais.



A Banda dispõe de cinco albúns: o De loused in the comatorium, o France the mute, o Amputechture, o The bedlam in goliath e por último, mas não menos importante, o Octahedron lançado em 22 de junho de 2009.

CD - Octahedron 2009



Há quem diga que a Banda The Mars Volta é o Led Zeppelin do nosso século. Confiram a faixa 1 do albúm Octahedron - Since We've Been Wrong.



domingo, 16 de agosto de 2009

DICA:

LIVRO

O O Ponto de Mutação é um livro de Fritjof Capra publicado em 1983

O nome do livro foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele, Capra compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico ou sistêmico, vê o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia.


FILME

Assim como o livro The Turning Point - O Ponto de Mutação, do físico austríaco Fritjof Capra, o filme deixa tantos caminhos para discussão, ao seu término, que escolher sobre que aspecto tratar acaba se tornando uma tarefa crucial e até mesmo injusta. Entretanto, o lado científico de Ponto de Mutação é uma das coisas mais belas já mostradas em trabalhos do gênero nos convidando a refletir sobre as bases da existência e da integração do pensamento e das ações humanas no contexto do desenvolvimento, na busca da equação da vida e do progresso equilibrado e sustentado. Vale a pena conferir.

"A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros na vida"